Quinta-feira, Abril 25, 2024

10 Startups de construção civil que você precisa conhecer

Mais Lido

Mônica Marchett: impulsionando inovação e sustentabilidade no agronegócio

A história de Mônica Marchett é uma vibrante jornada de entusiasmo, inovação e comprometimento, que a colocou no centro...

LUZ, da Delta Energia, inicia oferta de energia solar

Em um movimento estratégico para transformar o setor energético, a LUZ, uma recém-chegada ao mercado como fornecedora de energia...

Tapeçaria Alemão Inova com Sustentabilidade no Mercado de Couro Automotivo

Parcerias estratégicas com empresas de curtume consciente, como a Kind Leather do grupo JBS, reforçam o compromisso da Tapeçaria...

Conheças as startups de construção civil que trouxeram tecnologia para essa área do mercado. 

Startups de construção civil estão crescendo exponencialmente a cada ano, segundo dados divulgados pelo Mapa das Construtechs e Protechs 2020, feito pela Terracotta Ventures, o setor de mercado imobiliário e construção civil cresceu 23% no ano de 2019 e 180% desde 2017. 

Startups causam impacto em qualquer mercado onde estão inseridas, pois em alguns casos, se tornam espaços que servem como laboratório, pois trazem novas tecnologias para o mercado e apostam em novas formas de operar.  

A área de construção civil oferece muitas oportunidades, além de ser um dos principais fatores que movem a economia do Brasil.  

O termo startup é definido por empresas que têm um modelo de negócio escalável, que possa ser repetido e crescer rápido. 

No caso de startups de engenharia civil são chamadas deconstrutechs. 

O ramo empresarial sempre está atento a inovações, por isso você deve conhecer as 10 Startups de construção civil que mudaram a área nos últimos anos.

Startups de construção civil que revolucionaram a área  

1. OrçaFasio 

A OrçaFasio ajuda no orçamento de obras e simplifica o entendimento dos dados. Focada para construtoras, com esse serviço é possível gerenciar várias etapas da obra, desde o planejamento do orçamento, uso de materiais, acompanhamento de cronograma, gerenciamento de pessoal, entre outras funções. 

2. Agilean 

A empresa Aval desenvolveu um hardware, chamado de Agilean, que tem o objetivo de aumentar a produtividade no canteiro de obras, ajudando empreiteiras. 

Juntando duas coisas essenciais nos dias de hoje, tecnologia para alta performasse e o conceito de lean construction, significa construção enxuta.  

A ideia é que o hardware cuide de várias tarefas operacionais no canteiro de obras, como planejamento em linha de balanço e montagem, gestão de materiais. 

Com esse dispositivo você evita o retrabalho, ganha em produtividade e otimiza a sua equipe de gestão de obra, tudo funcionando de forma integrada, através do equipamento físico, web ou aplicativo. 

3. Construct App 

Eleita em 2017 como uma das 100 starups de construção civil mais inovadoras do mundo, a solução oferecida para empresas pode parecer simples, gerir equipe e trabalho. 

 

Usando o Construct App é possível unir canteiro de obras e escritório facilitando o trabalho das empresas de construção no momento de gerenciamento. 

O aplicativo possibilita o acesso pela internet ou celular, permitindo a criação de checklist, envio de relatórios personalizados, adição de plantas dos projetos e equipe. 

Com as informações disponíveis é possível tomar decisões assertivas sobre os rumos do projeto, pois as informações disponibilizadas fornecem profundidade sobre o andamento da obra.  

4. NetResíduos 

A empresa oferece uma solução muito útil para quaisquer empresas de construção civil, gerenciamento de gestão de dados e documentos, relacionados ao gerenciamento de resíduos.  

A empresa tem como objetivo diminuir o distanciamento entre a produção, quem gera os resíduos, e o setor ambiental, quem destina os resíduos para o local adequado. 

 

Usando o software a NetResíduos transforma os dados sobre os resíduos em algo que chamam de indicadores estratégicos, levando a informação para todos os setores, apresentando os motivos para ter o controle de resíduos.

5. Contraktor 

A mudança que a Contraktor traz para o setor de construção civil é agilidade na hora de elaborar contratos, ideal para empresas que querem praticidade.

Permitindo que isso seja feito de forma colaborativa, dessa forma todos envolvidos na negociação podem acompanhar todas as etapas do contrato.

A empresa oferece todas as ferramentas que você precisa para fechar negócio, como armazenamento em nuvem e assinatura eletrônica.  

6. ION Energia 

A ION Energia é focada em oferecer algo que cada vez mais consumidores preocupados com o meio ambiente estão procurando em suas casas, geração de energia renovável.

A empresa disponibiliza conjuntos de componentes para geração de energia fotovoltaica, energia solar, e produtos que criam energia com sistema de recarga.  

7. Tracktoor 

Quando essa startup foi lançada revolucionou o mercado de locação de equipamentos para obras, pois tudo é feito através da plataforma que conecta pessoas que estão nas duas pontas da negociação, locatários e locadores. 

No início a plataforma pode parecer como um intermediário entre pessoas interessadas em fazer negócio, mas com o diferencial de não cobrar taxas e nem comissão, além de permitir que o locatário receba cotações em tempo real. 

8. Molegolar 

No passado a Molegolar já foi destaque da revista Exame, por causa da inovação que apresenta, permite aumentar ou diminuir a planta de um imóvel de acordo com o desejo do cliente. 

A empresa oferece plantas que se adaptam a vida do usuário de acordo com sua demanda por espaço, graças a diversas molduras presentes no local que oferecem várias metragens.

9. DivCAD 

O DivCad é o software que ajuda, oferecendo de forma detalhada, no orçamento de paredes e divisórias e forro.  

Ideal para empresas que querem praticidade e inovação na forma de trabalhar.

Usando essa solução é possível ter o controle de toda a operação, ter acesso a todas as divisórias das obras e, se necessários, reduzir os custos do projeto.  

10. Urban 3D

   

O software Urban 3D permite ter controle total sobre as materiais usadas em qualquer artefato, evitando desperdício de matéria-prima e acompanhar a produção em tempo real. 

Com a ajuda desse software é possível que empresas baixem o orçamento das obras, pois é possível saber quanto de material sera utilizado. 

As startups de construção civil ajudam o mercado a crescer

A criação de Startups na área de construção civil demonstra que até uma área que costuma ter processos rígidos e gestão conservadora pode estar mudando.  

Startups são como solo fértil para tecnologias novas entrarem nessa área, agilizando processos e melhorando a forma de trabalhar. 

Empresas que são criadas com a intenção de mudar o mercado são ótimas para atrair investidores dispostos a investir na área, ajudando a manter o setor aquecido economicamente.  

Sobre o autor: Rodrigo Godoi Rincón é formado em Engenharia Civil e escreve regularmente sobre tendências e novidades da área. Seu objetivo é levar informações úteis para colegas de profissão e para aspirantes do segmento.   

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Mônica Marchett: impulsionando inovação e sustentabilidade no agronegócio

A história de Mônica Marchett é uma vibrante jornada de entusiasmo, inovação e comprometimento, que a colocou no centro...

LUZ, da Delta Energia, inicia oferta de energia solar

Em um movimento estratégico para transformar o setor energético, a LUZ, uma recém-chegada ao mercado como fornecedora de energia digital, anunciou seu lançamento com...

Tapeçaria Alemão Inova com Sustentabilidade no Mercado de Couro Automotivo

Parcerias estratégicas com empresas de curtume consciente, como a Kind Leather do grupo JBS, reforçam o compromisso da Tapeçaria Alemão com a sustentabilidade.A Tapeçaria...

FS Logistics Marca Presença na Intermodal 2024, o Maior Evento de Logística da América Latina

A empresa referência no setor visita a principal feira de Logística, conferindo as inovações e tendências para o mercado.A FS Logistics, referência no setor...

Como Monica Marchett a empresária do gado nelore apoia o esporte

O apoio que Mônica Marchett oferece hoje ao esporte é uma consequência direta da sua trajetória de vida e das percepções ao longo do...
- Advertisement -

Mais Notícias

- Advertisement -