Geotecnologias no Mundo – Por Rodrigo Rincón
O mundo está em constante transformação, assim, surgem diversas inovações que visam facilitar e melhorar os serviços oferecidos à sociedade. Por conta disso, muitas empresas que investem em tecnologia de ponta são criadas e usadas pelos mais diversos setores, por exemplo, na geotecnologia.
A geotecnologia é um reflexo dessa transformação, já que veio trazendo vantagens nos mais variados trabalhos. Com isso, é possível que uma equipe faça a junção de suas funções, obtendo dados e informações importantes de forma mais segura e informatizada.
Para você entender melhor sobre o tema, neste post, vamos mostrar o que é geotecnologia e como ela é usada no mercado. Acompanhe!
O que são geotecnologias?
A geotecnologia é um termo que se refere ao conjunto de tecnologias usadas para fazer coletas e análise de informações geográficas. Logo, são ferramentas que investigam dados e geram soluções a partir da área geográfica de objetos e fenômenos.
Diferentemente do geoprocessamento, a geotecnologia tem um objetivo central: gerar, armazenar, atualizar, disseminar e exibir os dados que foram captados. Mas para isso, é necessário contar com técnicas específicas e profissionais qualificados que serão direcionados por coordenadas vinculadas a um sistema de referência.
Para fazer essa coleta, são necessários materiais e equipamentos, como receptores GNSS, sensores embarcados em satélites, VANT e aeronaves. Ainda, é preciso infraestrutura de tecnologia para informações, com software e hardware apropriados, algoritmos, aplicativos e profissionais que entendam de linguagem de programação.
Assim, a geotecnologia é aplicada para melhorar a qualidade dos serviços, aceleramento de obtenção de dados, informatização e eficiência.
Ademais, esse conceito pode ser aplicado em diversos setores, tais como:
- construção civil, ao longo do processo de obra, desde os estudos iniciais e planejamento até a execução e a pós-obra, a geotecnologia pode contribuir com a qualidade do serviço e produtividade, focando também na redução de custos e de falhas;
- agricultura, onde a geotecnologia pode ser aplicada em diferentes escalas, desde o imóvel até a propriedade rural, sejam em pequenas ou grandes áreas. Esse processo consegue levantar as informações precisamente para que a produção seja eficiente. A geotecnologia visa a área de produção, o relevo, a infestação de pragas e plantas daninhas, fertilidade dos solos e micrometeorologia. A partir daí, é possível programar a utilização de maquinário, lançamento de sementes e dosagem de insumos defensivos;
- pecuária, visto que a geotecnologia possibilita a delimitação de polos de produção, além de identificar áreas aptas e inaptas para a criação de algumas espécies. Ainda, ajuda na análise de rotas que podem ser utilizadas para escoamento da produção e abastecimento de insumos.
Quais os principais tipos de geotecnologias no mercado?
A geotecnologia é a inovação que surgiu para ajudar profissionais a melhorar seu desempenho e os serviços utilizados para a comunidade. Mas existem diversos tipos de geotecnologias, confira as principais.
Topografia
A topografia é usada para estudos feitos por meio de medições para representar e descrever um determinado pedaço da superfície da Terra. Dessa forma, ela é aplicada em algumas pequenas áreas, sendo considerada uma fonte de dados espaciais.
Assim, o profissional consegue obter detalhes do terreno, as variações altimétricas e planimétricas, dimensões e mapeamento, adquirindo os equipamentos certos para o trabalho. Logo, a topografia deve ser incluída na construção civil, já que fornece todos os dados para que a obra possa ocorrer sem nenhum prejuízo.
GNSS – Sistema de navegação global por satélite
O sistema de navegação global por satélite permite que o trabalhador consiga navegar e posicionar um determinado objeto, tendo como referência uma das mais diversas constelações de satélites de recobrimento global. Atualmente, existem diversos sistemas, como a NAVSTAR GPS e a GLONASS.
GPS – Sistema de posicionamento global
O sistema de posicionamento global nada mais é que um conjunto de satélites que ajuda a determinar a localização e o posicionamento de um receptor em qualquer lugar da Terra. Para o funcionamento do GPS, ele usa sinais de radiofrequência, um dispositivo que consegue determinar a distância em relação a, pelo menos, 4 satélites diferentes.
Assim, ele faz os cálculos de coordenadas do dispositivo receptor do usuário por meio das coordenadas de satélites e das distâncias.
GIS – Sistema de informação geográfica
Essa ferramenta faz a junção de softwares e hardwares que têm como função armazenar, analisar e processar dados georreferenciados. O sistema de informação geográfica contém arquivos vetoriais que possibilitam estudos de dados de mapas, gráficos, tabelas e relatórios que representam o espaço real de forma digital.
Sensoriamento remoto
O melhor de contar com inovações tecnológicas é que sempre é possível fazer parte do trabalho remotamente. Dessa forma, o sensoriamento remoto permite ter informações sobre um objeto ou terreno através de uma análise de dados feita por meio de dispositivos que não estão em contato direto com elemento analisado.
Logo, esses sensores encontram energia do alvo e convertem em sinal que pode ser armazenado para posteriormente ser extraído. Nesse caso, o sistema tem a capacidade de coletar energia acústica, gravitacional e eletromagnética, usando drones, satélites e estações espaciais.
Como vimos, a geotecnologia é a solução para muitos profissionais, pois seu conjunto de tecnologia traz benefícios que visam melhorias dos serviços e satisfação nos resultados.