Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img

Como opera uma estação de tratamento de água?

Mais Lido

Conhecendo uma Estação de Tratamento de Água

Quando falamos sobre água potável, uma das partes essenciais para que ela chegue a milhões de pessoas é a estação de tratamento de água (ETA). Mas você sabe como as estações funcionam? Conhece as leis que regem este tratamento? Quais os processos necessários para deixar a água pronta para o consumo?

Se a resposta for não, neste post, vamos tratar deste assunto tão importante e extremamente necessário. Continue a leitura.

O que saber sobre a água potável?

A água potável é essencial para a manutenção da saúde. Além disso, é um item fundamental no dia a dia de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A água é utilizada para beber, cozinhar, limpar e em outras tantas tarefas básicas do cotidiano. Ainda, é essencial para as plantações, criação de animais, funcionamento de fábricas etc.

Mas para que a água seja considerada própria para o consumo, ela precisa passar por uma estação de tratamento de água. Esse tratamento é feito em diversas etapas, de forma criteriosa. Afinal, também estamos falando sobre saúde pública.

Por que a água precisa ser tratada para consumo?

Apesar de ser um recurso em abundância em nosso país, nem toda água é própria para o consumo. Embora abundante, esse recurso, infelizmente, não chega para cerca de 100 milhões de brasileiros. Os dados são de 2018 e foram divulgados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento

Nesse sentido, para mudar este cenário, é preciso investimento em políticas de saúde pública e saneamento básico. 

Já os outros milhões de brasileiros que têm o privilégio de ter água potável ao seu alcance, vivem sob leis que dizem como o tratamento em uma estação de tratamento de água deve ser feito.

A legislação que determina os termos para o tratamento de água, o que é essencial para garantir se a água é ou não apropriada para o consumo. No nosso país, essa legislação data de 1934 e é conhecida como Código das Águas (Lei 24.643).

Ao longo dos anos, outras leis e portarias foram criadas, a fim de estabelecer padrões e determinar regras para os procedimentos nas estações de tratamento de água. Em 2005, foi criada a Resolução CONAMA 357, estabelecendo regras para o lançamento de efluentes. Já em 2011, a Portaria 2914 dispôs termos sobre o controle de qualidade e os padrões permitidos para o consumo humano da água que passa pela estação de tratamento.

Desse modo, as leis garantem que a água tratada passe por processos de descontaminação e seja totalmente segura para o consumo humano. Assim, evita-se doenças e outros problemas que possam surgir.

Como funciona a estação de tratamento de água?

Para que a água esteja em condições de consumo, é preciso que saia da estação de tratamento de água com as seguintes características: sem cheiro (inodora), sem gosto (insípida) e sem cor (incolor). Para tanto, algumas etapas são necessárias:

  • Coagulação: aqui, o sulfato de alumínio é adicionado à água para que as partículas sólidas de sujeira se agrupem;
  • Floculação: as partículas de sujeira que se uniram na etapa anterior, formam flocos maiores após a coagulação e são mais fáceis de serem retirados da água;
  • Decantação: nesta parte do processo, a água é transferida para grandes armazenadores, onde os flocos de sujeira se separam da água. Assim, a água fica na superfície e os flocos na base do tanque, facilitando a coleta;
  • Filtração: na estação de tratamento de água, essa etapa serve para que partículas menores de sujeira sejam filtradas;
  • Desinfecção: aqui são adicionadas substâncias que ajudam a eliminar micro-organismos que podem causar doenças. A substância mais comum utilizada nessa parte do tratamento da água é o cloro. No Brasil e na América do Sul, uma das maiores distribuidoras desta substância é a Unipar, empresa liderada pelo empresário Frank Geyer Abubakir Unipar;
  • Adição de flúor: a adição de flúor é feita nas águas tratadas no Brasil desde 1934, sendo que sua principal função é contribuir com a prevenção de cáries;
  • Correção de Ph: na estação de tratamento de água são adicionadas outras substâncias para corrigir o Ph. Desse modo, as tubulações que são utilizadas para transportar a água, também ficam protegidas.

Como vimos, uma estação de tratamento de água é de extrema importância para contribuir com o fornecimento de água potável para a população. Ainda, que há diversas etapas, tratamentos e legislações que protegem o processo.

Portanto, use água com consciência para não faltar, afinal, ela é essencial no nosso dia a dia.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Cúpula Do G20 No Brasil: Novas Oportunidades Para A Cooperação De Investimentos Brasil China

Plataforma “Janela Única” promete atrair capital estrangeiro e impulsionar o crescimento econômico do BrasilÀs vésperas da Cúpula do G20...
- Advertisement -spot_img

Mais Notícias

- Advertisement -spot_img