Sábado, Novembro 23, 2024
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Como era o Transporte Público no Passado?

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O Passado do Transporte Público

Desenvolver novos sistemas de transporte público mais eficazes é um grande desafio para todas as cidades. Porém, é fundamental entender como foi o seu desenvolvimento ao longo dos anos para que seja possível a criação de um modal mais eficaz.

Confira abaixo a história do transporte público, como ele foi implantado no Brasil e o seu desenvolvimento até os dias atuais.

Como era o Transporte Público no Passado?

O transporte público é datado do século XVII. O matemático Pascal projetou um sistema de carruagens para transporte urbano em 1662, na cidade de Paris. Naquela época, Paris possuía cerca de 500 mil habitantes, que se locomoviam, em sua maioria, a pé.

Para facilitar a vida dos cidadãos, Pascal desenvolveu um sistema de transporte urbano de carruagens com itinerários fixos, tarifa e horários regulares. Porém, devido a problemas administrativos e de mobilidade urbana, o sistema foi encerrado depois de alguns anos e só surgiria novamente na Europa muito tempo depois.

O transporte público sobre rodas renasceu muito tempo depois e bem longe da Europa – mais precisamente no Brasil. Com a chegada da família real, em 1817, o rei D. João VI assinou um decreto que autorizava um dos empregados da Corte, Sebastião Surigué, a explorar um serviço de carruagens entre o Paço Imperial, no centro do Rio de Janeiro, e a Fazenda Santa Cruz, a cerca de 50 quilômetros de uma das residências oficiais da Família Real.

O Brasil é pioneiro também em outra modalidade de transporte que posteriormente se espalhou pelo mundo com um novo modelo de ônibus: o Bus Rapid Transport (BRT), criado em Curitiba (PR) na década de 70 pelo então prefeito Jaime Lerner. Na época, a ideia era desenvolver um sistema de transporte sobre rodas rápido e eficiente como o metrô, mas a custos menores do que o transporte subterrâneo.

Para saber mais sobre a história do transporte urbano, o canal da Pioneiros do Transporte, traz a evolução desse modal ao longo dos anos no Brasil. Empresários experientes do setor, como Jacob Barata Filho, aquecem essa discussão que envolve não somente conhecimento histórico, mas também técnico. 

O Passado do Transporte Coletivo no Brasil

Em 1868 os bondes surgem na cidade do Rio de Janeiro, interrompendo a ascensão dos ônibus. O bonde tinha uma grande desvantagem: a falta de flexibilidade das operações, já que ele não fazia curvas e era obrigado a ir e vir na mesma linha de trilhos. Porém, esse meio de transporte teve uma vida bastante curta com a chegada do bonde elétrico.

A cidade de São Paulo foi a responsável por trazer o bonde elétrico, um grande avanço em tecnologia, com duas portas e nove bancos. O bonde começou a se espalhar e a levar o progresso pela Cidade. Por onde passava uma linha de bonde chegavam também o comércio e as indústrias.

Já o transporte de passageiros pelos trilhos de trem era restrito inicialmente a viagens mais longas. Porém, com o aumento da população e da necessidade de novos meios de transporte urbano, os trens foram incorporados como uma opção de locomoção mais rápida e eficaz.

A busca por um modal mais eficiente está longe de ter um fim. Com o passar dos anos, as cidades vão ficando cada vez mais cheias e a necessidade de um transporte melhor e com uma maior mobilidade é evidente. Para isso, é importante contar com o conhecimento de estudiosos do setor, como o engenheiro especialista Jacob Barata Filho, além da consulta aos usuários e órgãos públicos competentes.

Dessa forma, com um estudo profundo e a opinião de todos, pode nascer um novo modal de transporte urbano no Brasil.

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