Sábado, Junho 1, 2024

O que é marketing digital? Qual sua importância

Mais Lido

Delta Energia capta R$ 250 milhões na estreia no mercado de capitais

A Delta Energia levantou R$ 250 milhões em um CRI para financiar a construção de 20 usinas de energia solar.A...

GR6 se estabelece como um dos maiores pontos de coleta de doação para o RS

O Rio Grande do Sul já recebeu mais de 200 toneladas de itens distribuídos entre cerca de 20 mil...

FS Logistics Avalia o Impacto do Clima Extremo na Logística Internacional

A temporada de tempestades no Hemisfério Norte e seus efeitos significativos sobre a logística global.À medida que o Hemisfério...

Você já se perguntou o que é marketing digital e porque ouvimos a todo tempo essa nomenclatura como algo promissor? Além disso, porque tem mudado a vida de tanta gente que decide embarcar nesse tipo de estratégia?

A verdade é que a forma de fazer marketing através das plataformas digitais tomou tamanha proporção que deixou o termo bastante amplo, sem que muitas pessoas se atentasse ao significado real desse tipo de marketing.

Essa amplitude de o que é marketing digital gera muitas dúvidas. Será que tudo que for feito de propaganda via canal digital está caracterizado dentro desse marketing? Quais as vantagens? Quais as estratégias? E todas essas perguntas trataremos nesse post!

O que é marketing digital

Pode-se dizer que marketing digital é todo anúncio ou exposição de uma marca, produto ou serviço feito através de uma canal digital. A ação de divulgação na internet pode envolver blog, rede social, e-mail e vários outros.

Essa estratégia tem tomado grande proporção e revolucionado o modo de fazer propaganda. Afinal, a internet faz parte de nossas vidas, sendo assim, colocar uma marca dentro dela gera alcance de pessoas que talvez nunca alcançaria em uma campanha off-line.

Philip Kotler, considerado o pai do marketing:

“O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Levando em conta esse conceito, não podemos desconsiderar que 82% da população está conectada à internet e grande parte dela, procura a satisfação de suas necessidades e desejos dentro do meio digital. Assim, podemos entender o que é marketing digital e em especial, qual sua função.

Dos anos 90 para cá, o avanço da internet tem sido incrivelmente rápido. Aqueles que antes buscavam lojas, panfletos, telefones, hoje buscam sites, blogs, redes sociais, WhatsApp. Esse comportamento do consumidor foi o que abriu as portas para o avanço do marketing digital.

Vantagens de usar o marketing digital

Existem diversas vantagens oferecidas por esse conjunto de estratégias desenvolvidas e executadas dentro do meio digital para uma empresa. Se está pensando em investir, confira agora algumas vantagens do marketing digital.

Posicionar uma marca

Com o marketing digital é possível posicionar sua marca e dar a ela visibilidade para que seja encontrado por clientes em potencial. Assim, com apenas alguns cliques, ele encontrarão a empresa, criarão relacionamento e possivelmente investirão na compra.

Grande alcance

Outra grande vantagem desse tipo de marketing é que ele possui grande alcance. Você consegue enviar uma mensagem a pessoas que não alcançaria fora da internet. Aumentando sua atuação.

Segregação

Uma campanha custa tempo e dinheiro. Sendo assim, é importante que ela alcance as pessoas certas que trarão algum resultado a empresa. Portanto além de saber o que é marketing digital, é importante saber que ele possibilita a segregação para que alcance o seu público-alvo e seja mais assertivo.

Gerar engajamento

As estratégias do marketing digital te possibilitam a gerar um engajamento com a persona. Ou seja, o perfil de cliente que é potencial ao seu negócio. O engajamento permite que ela crie um relacionamento com a empresa e futuramente seja influenciada a compra.

Competir com empresas maiores

Se tratando de off-line, era muito mais difícil e bem mais caro competir com empresas grandes. Com o digital e as estratégias dentro desse meio, é possível que uma empresa nova e relativamente pequena, consiga atender o mesmo público que uma empresa grande atende.

Personalização

Você não precisa fazer um banner para todos. Afinal, algumas pessoas podem não se identificar com aquela campanha. Sendo assim, é possível personalizar as campanhas para que em cada ferramenta, atinja o público de forma com a qual ele irá se identificar.

Mensurar os resultados

Com o uso do marketing digital a possibilidade de mensurar os resultados e obter as métricas é muita maior. Além de que esses relatórios são de fácil acesso. Facilitando o ajuste das estratégias para que acertem o objetivo.

Melhor custo benefício

A diferença entre o orçamento de uma campanha off e uma campanha online é bastante atrativa. Isso porque o marketing digital, comparado aos resultados que oferece tem valores bem mais interessantes a marca.

Ferramentas do marketing digital

Depois de explicar o que é marketing digital, qual sua função e algumas estratégias usadas dentro dele, você precisa conhecer algumas ferramentas que otimizam e potencializam esse marketing para que ele seja de resultado.

Ferramenta de SEO

O SEO (Search Engine Optimization), trata-se de um conjunto de técnicas de escrita e organização que otimizam um site. Ou seja, essas técnicas facilitam que seu conteúdo seja bem estabelecido nos meios de buscas para que seja possível encontra-lo de forma fácil.

Palavra-chave

A palavra-chave é um termo que tem boa quantidade de busca nos mecanismos com essa função. Ela é usada para que o texto ou conteúdo seja achado. Com uma boa repetição e distribuição em seu texto, aumenta a chance do seu conteúdo ser encontrado.

Distribuição de H2, H3 e H4

Ninguém mais quer ler um conteúdo corrido, com pouca divisão em subtítulos. Por isso, o uso de subtítulos, categorizados em H2, H3 e H4 para melhorar a leitura e fazer com que os mecanismos de buscas o entenda como bom conteúdo, oferecendo-os nas primeiras páginas de resultados.

Backlink

É um hiperlink usado para levar a outro local. Geralmente através de parcerias usamos os links em sites de parceiros para gerar leads para nossos sites. Uma estratégia muito válida e de bastante resultado.

Entender o que é marketing digital te ajudará a elencar novas estratégias para a sua marca e consequentemente obter mais resultados. Afinal, mais de 80% da população está na internet. Desses, a maioria busca por empresas com produtos e serviços que atendam suas demandas.

O investimento no marketing digital fortalece a imagem da marca, estabelece relacionamento com possíveis clientes e como resultado vende mais do que qualquer outra campanha do off-line, afinal seu alcance é bem maior.

Empresas que investem no digital, levam seu negócio a um novo patamar e obtém resultados sólidos e lucrativos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Últimas Notícias

Delta Energia capta R$ 250 milhões na estreia no mercado de capitais

A Delta Energia levantou R$ 250 milhões em um CRI para financiar a construção de 20 usinas de energia solar.A...

GR6 se estabelece como um dos maiores pontos de coleta de doação para o RS

O Rio Grande do Sul já recebeu mais de 200 toneladas de itens distribuídos entre cerca de 20 mil kits da GR6.Ao se deparar...

FS Logistics Avalia o Impacto do Clima Extremo na Logística Internacional

A temporada de tempestades no Hemisfério Norte e seus efeitos significativos sobre a logística global.À medida que o Hemisfério Norte entra em sua temporada...

Reginaldo Leme participa da APAS Show junto a empresa de Sistemas de gestão para Supermercados RP INFO

O jornalista esportivo Reginaldo Leme marcou presença na edição deste ano da APAS Show e reforçou o compromisso da RP INFO com soluções tecnológicas...

Ascensão das MediaTechs: Como a Inovação em meios de comunicação e Tecnologia está Redefinindo o Setor no Brasil

Revolucionando o mercado de Mídia e Tecnologia as novas empresas de produção de conteúdo multimídia estão Transformando o Setor de Comunicação e Impulsionando o...
- Advertisement -

Mais Notícias

- Advertisement -