O projeto social “Do Tatame para a Vida” acontece na cidade de Formosa do Rio Preto, na Bahia, com o treinamento de jiu-jitsu para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Apoiada pelo Agronegócio Estrondo, a iniciativa atendeu cerca de 100 jovens durante 2022, e deseja expandir esse alcance em 2023.
Isso será possível por conta da construção de uma sede própria, que terá um novo centro de treinamento. Dessa forma, mais crianças e jovens poderão ter uma chance de mudar de vida com o esporte, com oportunidades em todo o Brasil.
Conheça mais sobre o projeto social Do Tatame para a Vida, e entenda o impacto do jiu-jitsu na região.
Saiba mais sobre o projeto Do Tatame para a Vida
O projeto social “Do Tatame para a Vida” é uma iniciativa que ensina jiu-jitsu para crianças e jovens em situações de vulnerabilidade, na cidade de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia.
Ele é coordenado pelo professor Luciano Henrique Barreto, e apoiado pelo Agronegócio Estrondo, que proporcionou uma expansão das atividades ao oferecer a construção de um novo espaço de treinamento, com salas, refeitório e vestiário.
Inicialmente, o programa atende cerca de 100 adolescentes e a expectativa é aumentar esse número para 120 em 2023, com o lançamento do novo espaço, que também realizará eventos como palestras e seminários.
Além de incentivar um estilo de vida mais saudável, o projeto também ensina habilidades físicas e qualidades como dedicação, disciplina e responsabilidade.
Diversos jovens têm chances de mudar de vida com o esporte, inclusive competindo fora do Estado, como reforça o portal Cidade Aqui, que divulgou o projeto social.
Alunos ganharam medalhas em competições
A equipe de jiu-jitsu do programa “Do Tatame para a Vida” participou de 5 competições em 2022, ficando em primeiro lugar em quatro delas, como conta a empresa em sua rede social.
A parceria visa incentivar as crianças e mostrar que é possível alcançar conquistas por meio do esporte.
Em 2023, o coordenador e as equipes poderão voltar a participar de campeonatos mirins em todo o Estado, com mais chances de classificação para outros torneios de maior alcance.
Quais os benefícios do Jiu-Jitsu?
A prática do jiu-jitsu é vantajosa para todos os esportistas, especialmente crianças, pois ajuda a construir habilidades e características desde cedo.
Valores como dedicação, respeito ao próximo e trabalho em equipe são incentivados nessa modalidade. Além disso, também ensina perseverança e força para vencer os desafios.
Na sociedade, qualidades como disciplina e comprometimento são fundamentais para a construção de uma comunidade mais unida.
Além disso, vale mencionar os benefícios físicos do jiu-jitsu, uma prática esportiva que movimenta o corpo, promove uma maior qualidade de vida e auxilia no combate a outras condições, inclusive mentais, mostrando novas oportunidades para jovens vulneráveis.
Como apoiar o projeto social “Do Tatame para a Vida”?
Projetos sociais como “Do Tatame para a Vida” são fundamentais para promover melhores condições de vida e saúde de pessoas em comunidades carentes.
Por isso é tão importante ter exemplos como do Agronegócio Estrondo, que investe no projeto, seja para a construção de novos recursos, ou por meio do voluntariado para auxiliar as crianças na busca por novas conquistas.